Voltar        


Vila ABC - Fernão Velho

"Artes em cantos da vila”

Os “cantos” ou lugares de uma comunidade dizem muito do que ela é. Momentos foram vividos nesses cantos, acontecimentos marcantes passaram por ali. Pode parecer filosófico, atribuir à uma praça, uma árvore, um beco ou viela, subjetividade, mas a verdade é que as pessoas que convivem com esses “cantos” têm muito a dialogar com esses lugares.

O projeto “artes em cantos da vila” é uma ação focada na formação e fruição artistica, de jovens da comunidade da vila ABC, em Fernão Velho, bairro histórico da periferia de Maceió, que tem a ousada pretensão de articular um diálogo entre esses jovens e seu lugar, seu canto, sua comunidade, sua história.

Durante quatro meses os jovens participaram de oficinas nas linguagens do teatro, da música, da fotografia e do cinema, onde, além de aprenderem um pouco da técnica dessas linguagens artísticas.

Além das ações de formação, o projeto promoveu apresentações de grupos e artistas da cidade, como forma de contribuir com a fruição artística para os moradores daquela comunidade, bem como o intercambio dos jovens participantes e os profissionais das artes.

Outra ação que foi possível, através do projeto, foi a continuidade das ações cineclubistas, que já é praticada na comunidade, por meio de sessões de cinema promovidas pelo cineclube olhar periférico.

Arte em cantos da vila é uma realização do instituto eu mundaú e ponto de cultura ateliê olhar periférico e que foi contemplado com recursos da lei Aldir Blanc através do edital mestra Hilda, da fundação municipal de cultural de Maceió – FMAC.