CONHEÇA AQUI NOSSAS AÇÕES REALIZADAS |
1ª ETAPA |
|
|
|
Mais que uma câmera na mão e uma ideia na cabeça, a criação de obra audiovisual, implica em conhecer e percorrer algumas etapas até chegar ao produto final. Através dessa oficina, os alunos do Ponto de Cultura, tiveram a compreensão de que o processo para transformar uma história ou ideia em uma sequência de imagens em movimento, definidas como filme ou vídeo é resultado de algumas etapas recomendáveis para que essa transformação aconteça com sucesso.
A proposta é motivá-los a produzirem seus vídeos, para que tenham o conhecimento da importância da comunicação audiovisual, como forma de expressão de ideias, conhecimento e projetos.
Período de realização da oficina: 05 a 19 de setembro de 2015
Oficineiro: Nivaldo Vasconcelos
|
|
|
|
|
|
|
Esta oficina é uma continuidade da Oficina de Iniciação à fotografia, e busca focar os ensinamentos da arte de fotografar a partir do olhar do fotógrafo. A arte de registrar os momentos através da lente da câmera, reflete os anseios de quem está por trás dessa lente.
Período: 04 a 12 de dezembro 2015
Oficineiro: Bero Carvalho |
|
|
|
|
|
|
Esta oficina buscou trabalhar a emoção e a verdade cênica, a criação de personagens, por meio de exercícios de técnicas de utilização da voz e do corpo, bem como de possibilidades de interpretação para o vídeo. Objetivou desenvolver nos alunos suas habilidades comunicativas, contribuindo com sua desenvoltura diante da câmera, nas hipóteses de prática na apresentação de matérias, programas e/ou eventos para o vídeo. |
|
|
|
EXPERIÊNCIAS CINEMATOGRÁFICAS |
|
|
O objetivo desta oficina é a formação de púbico, a interação e os conhecimentos relativos ao cinema, bem como, incentivá-los à produção audiovisual. Os alunos foram apresentados às particularidades da criação cinematográfica, às metodologias do cinema, da capacidade de articulação de sentidos definidas por meio de sons, imagens, planos cinematográficos. Através de exercícios e criação, puderam experimentar as possibilidades estéticas e comunicativas da sétima arte.
Período: 03 a 24 de outubro de 2015
Oficineiro: Nivaldo Vasconcelos |
|
|
|
|
|
|
Como o próprio nome sugere, esta oficina teve como proposta iniciar os alunos n arte da fotografia, sendo-lhes apresentado uma breve historia dessa arte como forma de expressão, os recursos técnicos disponíveis que colocaram a fotografia no lugar que ela ocupa nos dias atuais.
O aluno aprendeu nos encontros da oficina, historia da fotografia, diferenças de câmeras, recursos das câmeras fotográficas (diafragma, obturador, ISSO, Flash), dicas e técnicas de composição, e prática fotográfica, recursos e equipamentos disponíveis para se possa criar as imagens desejadas a fim de registrar os momentos mais inesquecíveis.
Período: 03 a 24 de outubro de 2015
Oficineiro: Nivaldo Vasconcelos |
|
|
|
|
|
A palavra ANIMAÇÃO, significa em latim ALMA, ou SOPRO VITAL. No cinema a arte de animar dando vida a objetos estáticos é conhecida como STOP MOTION. A realização dessa oficina procurou capacitar os alunos sobre a criação de personagens e cenários com a utilização de sucatas de pequeno porte. Ensinar a técnica do stop motion como forma de estimulá-los à expressão por meio da ludicidade e ao mesmo tempo desenvolvendo a cidadania. |
|
|
|
2ª ETAPA |
|
|
|
|
Esta oficina teve como objetivo principal apresentar aos alunos o telejornal como um importante canal de comunicação. Através desta oficina, eles puderam conhecer a profissão de Jornalista e da construção de um telejornal. Aprendera m como é o dia a dia numa redação, quais profissionais estão envolvidos no processo de criação do jornal, os diferentes formatos de noticia na mídia televisiva. As aulas expositivas e os exercícios práticos realizados durante a oficina, buscaram não apenas despertar o interesse pelo processo criativo do produto telejornal, mas, especialmente, estimular o interesse pela busca de informação em suas diferentes formas, visto que estamos diante de uma “geração redes sociais”.
Período de realização: 09 a 12 de maio de 2017. |
|
|
|
|
|
A finalidade desta oficina foi trabalhar as técnicas de filmagem, captura de imagens e manuseio da câmera, bem como de incentivar e qualificar os alunos para a produção audiovisual autoral.
Período de realização: JULHO e AGOSTO DE 2017 |
|
|
|
|
|
|
O objetivo desta oficina é o desenvolvimento da escrita criativa, e o conhecimento da utilização desta técnica na construção de filmes e programas de TV. Mais do que isso, a proposta é auxiliar os alunos a criarem suas próprias estruturas narrativas, na composição de histórias e enredos dramatúrgicos. Nesta oficina a ideia é partilhar conhecimento ao máximo, apresentando o maior número de ferramentas sobre o que é e o que significa fazer um roteiro.
Período de Realização: 15 a 19 de maio de 2017 |
|
|
|
|
|
Através desta oficina os alunos tiveram informações preliminares sobre o universo da edição de imagens, aprenderam sobre os diferentes softwares utilizados no processo de edição, puderam conhecer o processo de corte e montagem de vídeos (filmes, desenhos, comerciais, clips etc.) em meio digital de forma não-linear, criação e inserção de efeitos visuais, trilhas sonoras e legendas. A proposta desta oficina, foi prepara-los e ensinar-lhes o caminho que possam editar suas próprias criações audiovisuais.
Período de realização: 28 de junho a 26 Julho/2017 |
|
|
|
|
|
|
Esta oficina aborda a fotografia como uma forma de expressão onde se registra momentos, fatos, situações que nos despertam interesse. Uma manifestação artística que conta histórias através da lente de uma câmera.
A proposta desta oficina, é levar aos alunos o conhecimento das diferentes possibilidades que eles têm de contar uma história, transmitir uma ideia que se tem de um lugar, assunto ou pessoa.
Período de realização: JUNHO E JULHO DE 2017 |
|
|
|
|
|
O teatro é arte capaz de desenvolver a atenção, a percepção, a contemplação. È manifestação artística que se utiliza da interpretação e da representação como forma de expressão. Com base nessas características da arte teatral, a oficina procurou despertar nos alunos suas capacidades expressivas, criativas, lúdicas, e leva-los a reconhecer as diferentes maneiras de se expressarem através de seus corpos, suas vozes.
Na oficina os alunos vivenciaram diferentes momentos de integração, rodas de conversa, discussão sobre variados temas de seu cotidiano e a representação destes momentos que trabalharam sua concentração, criatividade, expressividade, relaxamento, improvisação, dentre tantos outros.
Período de realização: 03 de julho a 08 de agosto de 2017. |
|
|
|
|
OUTRAS REALIZAÇÕES |
|
|
EXPOSIÇÃO "Que seja Bem Vindo" |
|
|
A exposição do jovem fotógrafo Beroh Carvalho, procura retratar o amor incondicional de futuras mamães para com seu bebê, num momento em que a população brasileira encontra-se em alerta para o aumento dos casos de crianças que nasceram com microcefalia e da possibilidade de ligação entre a doença e o zica vírus.
Os laços de amor e afeto que se forma entre a futura mamãe e seu bebê ressaltam ao olhar contestador do jovem fotografo, revelando que para além do medo que ronda o atual momento das gestantes, está o incomensurável sentimento maternal. "Não importa como venha este bebê, este já é tão amado, que o mínimo que se deseje é que venhae que seja bem vindo".
|
|
|
|
|
PALESTRA "TODOS CONTRA A DENGUE" |
|
|
Palestra ministrada pela enfermeira Maria Larissa, abordando os cuidados que todos devem ter na prevenção e erradicação da Dengue e da microcefalia. |
|
|
|
|
EXPOSIÇÃO "“Olhares Periféricos” |
|
|
A Exposição Fotográfica “Olhares Periféricos”, é o resultado prático da oficina de Fotografia,
ministrada pelo jovem fotógrafo Bero Carvalho com crianças e adolescentes moradores da Vila
ABC, em Fernão Velho.
Reflete o enfoque dado pelos alunos da oficina sobre os mais diversos aspectos do cotidiano, e
da paisagem da comunidade onde eles moram. Lhes foi dado como motivação, o olhar de cada
um sobre sua comunidade, suas particularidades, sua gente.
Como resultado, uma exposição singela e cheia de significados! Com sua fotografia, dizem
quem são! Se mostram! Mostram seu lugar! São múltiplos os olhares sobre esse lugar.
Sâo Olhares Periféricos! |
|
|
|
|
|
|
NOSSOS PARCEIROS |
|
|